Daily News

anuncio-market
five_english_experience_cover
Seja um parceiro (300 x 400 px) (1283 x 259 px)
previous arrow
next arrow

Operação integrada apreende 53 kg de cocaína e prende suspeito em flagrante no oeste do Pará

Uma ação integrada realizada por agentes de segurança da Base Fluvial Integrada “Candiru”, localizada em Óbidos, no oeste do Pará, resultou na apreensão de aproximadamente 53 quilos de cocaína na noite de quinta-feira (13). A operação, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), soma mais de 250 kg de drogas apreendidas em apenas seis meses de atuação no Rio Amazonas.

A Base Candiru, estrategicamente instalada após a divisa com o Amazonas, tem sido um ponto crucial no combate ao tráfico de drogas na região. De acordo com Ualame Machado, titular da Segup, a localização foi escolhida por ser um gargalo natural para embarcações que tentam escoar entorpecentes produzidos em países como Colômbia, Bolívia e Peru. “Para chegar aos portos exportadores, como o de Vila do Conde, em Barcarena, os criminosos precisam passar por essa rota. A Base foi posicionada em um ponto onde não há afluentes ou furos de rio, o que facilita a fiscalização”, explicou.

Ação policial

Durante uma fiscalização rotineira, as equipes do Gflu avistaram uma lancha suspeita navegando pelo Rio Amazonas. Ao serem abordados, o condutor tentou fugir, mas foi interceptado pelos agentes. Além dos 53 kg de cocaína, foram apreendidos 50 litros de gasolina. Um homem foi preso em flagrante e encaminhado à Unidade de Polícia Civil de Óbidos para os procedimentos legais.

Resultados em seis meses


Desde sua inauguração, há seis meses, a Base Candiru tem se destacado no combate ao crime organizado na região. Os números impressionam: mais de 270 kg de drogas apreendidas, 37.604 abordagens realizadas e 19 pessoas presas em flagrante. Além disso, 15 mandados de prisão foram cumpridos, incluindo a captura de foragidos da Justiça que transitavam entre o Amazonas e outros estados.

Ualame Machado destacou a eficiência do trabalho integrado das forças de segurança. “Com lanchas blindadas e equipamentos de ponta, conseguimos mapear e combater a criminalidade na malha fluvial do Pará. A cada operação, aperfeiçoamos nossas estratégias para garantir a segurança na região”, afirmou.

Picture of Edinei Campos
Edinei Campos

Compartilhe nas mídias:

Fluminense

Interessados em Fotos jornalista ?

Ultimas matérias lidas:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor